Pesquisar por:
“Pobreza Menstrual: uma causa sanitária, de educação e de saúde! Campanha da AESabesp, Pieralisi e da sociedade brasileira”

Lançamento acontecerá nesta terça-feira, 3 de outubro, primeiro dia do 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023, a maior realização de saneamento ambiental da América Latina, às 17h30, no estande da AESabesp.


A Associação dos Engenheiros da Sabesp e a Pieralisi do Brasil se uniram em um projeto social contra a pobreza menstrual. Esta parceria será firmada no próximo dia 3 de outubro (terça-feira), às 17h30, durante o 34º Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) e Fenasan 2023 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, no estande da associação na feira. A iniciativa visa à distribuição de absorventes e/ou coletores a mulheres em situação de vulnerabilidade.

Deste modo, a AESabesp incentiva os participantes do maior encontro de saneamento e meio ambiente da América Latina, a fazer doações para a compra de kits de higiene, dando condições a jovens estudantes de terem acesso às aulas sem restrição de período e constrangimento. 

“Estamos convidando nosso público a adotar esse projeto que será lançado durante a Fenasan com o título ‘Pobreza Menstrual: uma causa sanitária, de educação e de saúde! Campanha da AESabesp, Pieralisi e da sociedade brasileira’, possibilitando que as mulheres tenham mais dignidade nas questões de saúde, ajudando a diminuir a desigualdade, e que possam ter oportunidades sociais e profissionais no mercado de trabalho”, afirma Maria Aparecida de Paula, diretora social da AESabesp.

“Cada um de nós, contribuindo com o projeto, poderemos mudar os números de evasão escolar nas escolas e promovermos um mundo melhor. Mulheres sem banheiro em casa sofrem um impacto 64% maior na renda com a compra de absorventes e coletores menstruais, complementa.

A Pieralisi do Brasil, em uma parceria com o Fundo Social da Prefeitura Municipal de Louveira/SP pela saúde pública e direitos humanos da comunidade de seu entorno, fornece mensalmente pacotes de absorventes internos para atender mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A empatia é uma ponte poderosa que nos conecta com as histórias e desafios de outras pessoas. E quando se trata das mulheres sem acesso à absorventes íntimos, que têm dificuldades de continuar com suas atividades diárias, há ainda o agravante da evasão escolar nestes períodos específicos. É uma situação extrema que tem impactos sanitários, na saúde, na educação e, especialmente, na dignidade e cidadania dessas mulheres”,  enfatiza Estela Testa, CEO da Pieralisi Américas.

“Ao promovermos nosso apoio e ajuda, estamos contribuindo para um mundo mais inclusivo e justo. Estamos reconhecendo que a dignidade e o bem-estar delas importam, e que juntos podemos fazer a diferença. Quando nos unimos em solidariedade, podemos criar um futuro onde todos tenham acesso aos recursos necessários para viverem vidas saudáveis e plenas”, reitera Estela Testa.

O grupo de mulheres atendidas inclui as que precisam desse apoio para frequentar as redes de ensino. Portanto, o projeto colabora para o combate à pobreza menstrual e impacta simultaneamente na frequência nas aulas e no acesso à educação e à higiene pessoal.

“A AESabesp preocupada com as desigualdades sociais desenvolve campanhas e projetos no segmento social. Dentre os projetos voltados para a inclusão social para os jovens, podemos destacar o Jovem Profissional que por meio do Projeto Ecoeventus®, minimização de emissão de gases de efeito estufa, reconhece e premia anualmente os 3 melhores trabalhos técnicos, de autores com até 30 anos”, ressalta Maria Aparecida.

“A associação, tendo em seus valores a responsabilidade socioambiental e de governança, tem se engajado em vários projetos de cunho educacional e tem identificado que, apesar de ter apoiado as universidades, ainda precisa trabalhar na base escolar (ensino básico/ fundamental e médio). Portanto, quando tomou conhecimento do projeto Pobreza Menstrual já desenvolvido pela Pieralisi, quis ampliá-lo abrindo pauta para discussão interna e com seus fornecedores, parceiros e principalmente seus associados”, diz a diretora social da AESabesp.

Confira os dados da conta da AESabesp para doações para o projeto:

Banco Bradesco
Agência: 0105
C/c: 4481-4
CNPJ: 56.765.472/0001-90
Associação dos Engenheiros da Sabesp
Chave Pix Celular: (11) 96375-1731

Pobreza menstrual afeta Educação

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (CEAMO), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Campinas-SP, mostra que cerca de 2 mil jovens deixaram de frequentar a escola por não terem absorvente.

Durante a pesquisa, foram ouvidas 79.036 jovens dessa faixa etária, e 19.759 delas relataram que convivem com o problema. Ou seja, exatos 25% do total relata falta de acesso a itens de higiene, diz o estudo.

“A pobreza menstrual afeta diretamente a vida de milhares de pessoas no Brasil. O tema transita pela esfera dos direitos humanos, do acesso à educação, da desigualdade, do acesso ao saneamento básico e dos direitos sexuais e reprodutivos. A pobreza menstrual se explica por diversos fatores que resultam em crianças e adolescentes e pessoas adultas sendo afastadas da escola, do convívio social e das atividades laborais, impactando seu desenvolvimento, dignidade e autonomia e causando perdas econômicas e sociais para as empresas e para o país”, apontou Caroline Moraes, economista e autora do livro “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdades e Violações de Direitos”, durante a Conferência de Ethos de 2023.

Mais informações: https://fenasan.com.br/pobreza-menstrual

Solidariedade: Instituto Musas realiza campanha de arrecadação de fundos e produtos para mulheres e mães do Litoral Norte de SP

Iniciativa conta com apoio da Sabesp.

O Instituto Mulheres do Saneamento (Musas) convida a todas e todos para participar de uma campanha para ajudar mulheres, mães e meninas vítimas das chuvas que atingem o Litoral Norte de São Paulo.

A iniciativa, que envolve arrecadação de roupas íntimas, absorventes, calcinhas, leite em pó e fralda, conta com o apoio da Sabesp, que disponibiliza diversos pontos de arrecadação de doações em suas diversas unidades. Confira os endereços abaixo e junte-se a nós.

Você também pode ajudar com doação em dinheiro. Sua participação é muito importante!

Para colaborar com valor em dinheiro:

Nubank 0260

Agência: 0001

Conta Corrente: 61846842-5

Chave Pix: musas@institutomusas.com.br

Confira os locais para entrega dos itens em unidades da Sabesp:

Região Metropolitana de São Paulo (Ponte Pequena)

Avenida Santos Dumont, 555 | Selma Sakamoto Galeão (CHD)

Itatiba (Unidade de Negócio Capivari-Jundiaí)

Estrada Municipal João Bernardo Filho, 120 – Bairro da Ponte

Maurílio Arrais de Brito (RJA)

São José dos Campos (Unidade de Negócio Vale do Paraíba)Avenida Heitor Villa Lobos, 1.229 – Vila Ema | Rose Mota (RVA)

Caraguatatuba (Unidade de Negócio Litoral Norte): Agência da Sabesp

Avenida Doutor Arthur Costa Filho, 131 (frente) e Avenida São Paulo, 433

(fundos) – Centro

Ubatuba (Unidade de Negócio Litoral Norte): Agência da Sabesp

Avenida Marginal Jundiaquara, 50 – Itaguá (paralela à Rodovia Mario Covas)

Ilhabela (Unidade de Negócio Litoral Norte): Agência da Sabesp – Rua Espirito Santo, 97 – Barra Velha

São Sebastião: Ginásio de Esportes Gringão (próximo à agência Sabesp)Rua Emídio Orselli, 333 – Varadouro

Vale do Ribeira (Unidade de Negócio Vale do Ribeira)

Agências de atendimento da Sabesp

Avaré (Unidade de Negócio Alto Paranapanema): Agência da Sabesp

Rua Anacleto Pires, 1.655 – Vila Três Marias

Itapetininga (Unidade de Negócio Alto Paranapanema): Agência da SabespRua Dr. Virgílio de Rezende, 1.097 – Centro

Itapeva (Unidade de Negócio Alto Paranapanema): Agência da Sabesp

Rua Mario Prandini, 1.021 Centro

Botucatu (Unidade de Negócio Médio Tietê)

Rua Doutor Costa Leite, 2.000 – Vila Nogueira – Botucatu

Botucatu (Unidade de Negócio Médio Tietê)

Avenida Professor José Pedretti Neto, 333

Lins (Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande)

Rua Tenente Florêncio Pupo Netto, 300, Bloco 4 – Jardim Americano

Lins (Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande)

Rua São Pedro, 123

Fernandópolis (Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande)

Avenida da Saudade, 655

Monte Alto (Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande)

Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 631

Novo Horizonte (Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande)

Praça das Bandeiras, s/n

Jales (Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande)Avenida Francisco Jalles, 3.109 – Jales

Presidente Prudente (Unidade de Negócio Baixo Paranapanema) Sede da superintendência 

Avenida Coronel José Soares Marcondes, 3623, Jardim Bongiovani

Região de Presidente Prudente (Unidade de Negócio Baixo Paranapanema) Agências de atendimento presencial da Sabesp nas 62 cidades da região

Rifaina (Unidade de Negócio Pardo e Grande)

Rua Coronel Pereira Cassiano, 575, Centro

Franca (Unidade de Negócio Pardo e Grande)

Av. Dr. Flávio Rocha, 4951, Jardim Redentor

São João da Boa Vista (Unidade de Negócio Pardo e Grande)

Av. João Osório, 230, Centro

Mococa (Unidade de Negócio Pardo e Grande)

Rua Capitão Miguel Ferreira, 290, Vila Mariana

Guariba (Unidade de Negócio Pardo e Grande)

Av. Ernesto Buchi, 490, Centro

Serra Negra (Unidade de Negócio Pardo e Grande)

Av. Juca Preto, 604, Bairro das Palmeiras

Cajuru (Unidade de Negócio Pardo e Grande)

Rua Dr. Matta, 706, Centro

Santa Rosa de Viterbo (Unidade de Negócio Pardo e Grande)

Rua São Paulo, 3

Serra Azul (Unidade de Negócio Pardo e Grande)

Rua Levino Ferreira Ramos, 18, Centro

Aguaí (Unidade de Negócio Pardo e Grande)

Rua Major Braga, 520, Centro

Botucatu (Unidade de Negócio Médio Tietê)

Carreta instalada no Largo da Catedral – Avenida Santana, s/n

Anhembi, Bofete, Itatinga, Pardinho, Boituva, Cesário Lange, Iperó, Porangaba, Piedade, Ibiúna, Salto de Pirapora  (Unidade de Negócio Médio Tietê)

Agências de Atendimento Sabesp

Torre de Pedra, Laranjal Paulista, Capela do Alto, Conchas, Pereiras, São Manuel, Águas de São Pedro, Areiópolis (Unidade de Negócio Médio Tietê)

Agências de Atendimento Sabesp

Charqueada, Pratânia, Santa Maria da Serra, Torrinha, Pederneiras, Arealva, Bocaina, Boraceia, Dourado, Agudos (Unidade de Negócio Médio Tietê)

Agências de Atendimento Sabesp

 Tatuí, São Roque, Alumínio, Araçariguama (Unidade de Negócio Médio Tietê)

Agências de Atendimento Sabesp